Mais de 100 expositores, 120 horas de conteúdo e 500 agendas de negócios estão na programação da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que ocorre de 21 a 23 de maio, em Porto Alegre
Da voz líder no mundo quando o assunto é o futuro do varejo, passando por algumas das principais tendências de comportamento consumidor, cases de empreendedorismo, tecnologia, inovação e geração de negócios, tudo aquilo que move um dos principais setores da economia estarão em evidência na Feira Brasileira do Varejo (FBV).
Realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e pelo Sebrae RS, o evento chega a sua 11ª edição, de 21 a 23 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Capital gaúcha, com uma programação que inclui mais de 70 palestrantes, 120 horas de conteúdos, 100 expositores e 500 agendas de negócios para pequenas, médias e grandes empresas.
Contemplando o tema “Viva o futuro do presente”, a FBV 2025 terá uma programação focada em pilares como tecnologia, inovação e empreendedorismo, trazendo algumas das principais tendências do setor no mundo, incluindo, insights apresentados este ano na NRF Retail’s Big Show – maior evento global de varejo realizado anualmente em Nova Iorque (EUA).
“O varejo é um dos segmentos mais transversais do mercado pois interage com diversos nichos e áreas, como logística, tecnologia, marketing, entre muitos outros. Para todos estes públicos e profissionais, a FBV possui conteúdo técnico que é tratado de maneira que ele possa ser aplicado da forma mais objetiva possível, agregando valor à realidade de quem participa”, destaca o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.
Para impulsionar o conteúdo técnico do evento, a feira contará com quatro palcos – Palco Negócios, Mão na Massa, MKT & Vendas e Pequenos Gigantes – por onde irão passar alguns dos principais nomes do varejo no Brasil e no mundo. Temas como novos modelos de negócios, vendas online, redes sociais, experiência do consumidor e Inteligência Artificial (IA) estarão em pauta. Este ano o evento conta com a curadoria do empresário Rafael Martins, CEO do Share, uma das principais empresas de educação para o mercado de comunicação do País.
Lee Peterson: da NRF à FBV
Um dos grandes destaques ficará por conta da participação do vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners, Lee Peterson, uma das estrelas da programação. Com pesquisas exclusivas de comportamento do consumidor e insights estratégicos que revelam como os varejistas podem criar experiências envolventes, aumentar o fluxo de clientes e se destacar em um mundo cada vez mais digital, Lee falará no dia 22/05 sobre o tema “O que traz os consumidores de volta? A chave para vencer no varejo brasileiro”.
Com mais de 40 anos de experiência, Lee oferece insights inovadores sobre o varejo moderno, analisando tendências culturais, demografia do consumidor e comportamentos de compra em diversas indústrias. Durante a NRF deste ano, ele abordou o tema “Como as lojas competem em um mundo de super velocidade?” em uma das agendas mais concorridas do evento. Ao longo de sua carreira, o executivo natural de Chicago colaborou com clientes de renome global, como Samsung, Walmart, New Balance, Luxottica e CVS Pharmacy. Seu pensamento estratégico foi destacado em publicações de destaque, como The New York Times, The Washington Post, Fast Company e Forbes. Lee também apresentou suas descobertas em importantes eventos do setor, incluindo NRF, IRDC e RetailSpaces.
A pluralidade de palestrantes do evento pode ser atestada com nomes de peso do cenário nacional, entre os quais, o cofundador da plataforma AAA Inovação e autor da obra “Conveniência é o nome do Negócio”, Arthur Igreja; o humorista Fausto Carvalho, case de sucesso nas redes sociais com o personagem “Jorginho”; e a sócia da Flormel, uma das empresárias mais reverenciadas do segmento de alimentos saudáveis, atualmente com mais de 20 mil pontos de venda no País, e também líder do Club A, a “Shark Tanker” Alexandra Casoni.
Até 500 agendas de negócios
Postergada em 2024 em virtude das enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul, a FBV deste ano será correalizada pelo Sebrae RS pela primeira vez, agregando ainda mais diversidade de conteúdo e fomentando oportunidades de negócios entre empresas de diferentes portes.
Um dos principais exemplos dessa diretriz são as rodadas de negócios do Projeto Comprador. Articulada pelo Portal de Negócios do Sebrae RS (https://portaldenegociosebrae.com.br), a iniciativa irá conectar pequenas indústrias de três grandes nichos de mercado – Moda, Casa & Construção e Alimentos Personalizados – a grandes players do setor. A estimativa é que 500 agendas possam ocorrer durante os três dias de feira.
“Não raramente eventos deste porte são a principal agenda de negócios de uma empresa ao longo do ano. É durante o evento que os negócios abrem as suas portas e ficam cara a cara com fornecedores ou grandes companhias, entendendo demandas e explorando novas parcerias”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn.
Varejo Experience
Outro atrativo do evento, a Varejo Experience irá apresentar tendências do setor e boas práticas de gestão em uma espécie de “visita guiada” a quatro empresas que são cases de sucesso no varejo gaúcho – Mercado Brasco, Wellness Shop by Elevato, Cris Boaretto Alfaiataria e Tela – Curadoria de Produtos Locais. Esta última é uma loja-laboratório do Sebrae RS inédita no país. A Varejo Experience ocorre em 20 de maio, na véspera da abertura da FBV. Durante a imersão, os participantes vão poder absorver conhecimentos sobre tecnologias e experiência sensorial; nicho e experimentação de produtos; gestão de marca e agregação de valor, além de engajamento de comunidade.
Palestrantes confirmados:
- Alexandra Casoni – empresária e integrante do Shark Tank Brasil
- Amanda Graciano – head de relacionamento com corporações da Fisher
- Amira Ayoub – Consultora e head de marca no Grupo Pão de Açucar
- André Carvalhal – especialista em design para a sustentabilidade
- Arthur Igreja – cofundador da plataforma AAA Inovação
- Beatriz Nóbrega – especialista em desenvolvimento humano e organizacional
- Bell Gamma – CEO Air Branding
- Carlos Nunes – Diretor do Grupo Eleva
- Carolina Perrone – especialista em Direito Civil, Proprietário e Governança Corporativa
- Cesar Bochi – Diretor Presidente do Banco Corporativo Sicredi
- Cíntia Carvalho – CMO da Share especialista em MKT Digital
- Cláudio Bitencourt – CEO MyCounsoulting
- Daniel Dias – nadador paralímpico
- Deivison Vieira – empreendedor
- Elifas de Vargas – Kreativ
- Fabi Nunes – empreendedora, mentora e especialista em Marketing Estratégico
- Fabiano Zortéa – Especialista em Varejo do Sebrae RS
- Fausto Carvalho – humorista
- Gabi Valente – idealizadora da Escola da Diarista
- Gabriela Zanetti – Dr. Consulta
- Giuliana Morrone – jornalista
- Jayme Nigri – sócio fundador da marca Reservam Grupo Arezzo
- Juliana Saboia – Sócia da Palco Inteligência de Mercado e da Casa Verso
- Laura Cunha – Growth hacker de e-commerce
- Lee Peterson – vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners
- Luiz Pacete – jornalista; Editor da Forbes Tech
- Mateus Gobbi – Paim Uniter Creators
- Rafael Sbarai – Head de Produto do IFood
Novidades e diferenciais da 11ª edição da FBV:
- Varejo Experience Pocket: A ação inédita ocorrerá durante os três dias do evento, no período de um turno, possibilitando a visita a empresas varejistas, divididas por temáticas, que já exibem diferenciais em termos de inovações, tecnologias, conectividade com o consumidor, atendimento personalizado.
- Carbono neutro: A sustentabilidade e as boas práticas ambientais vão ganhar um papel de maior protagonismo na feira deste ano. O evento tem a parceria da startup gaúcha AKVO ESG, de Erechim, que atuará na implementação de um programa de compensação de emissões para tornar a feira um evento carbono neutro. Inédita, a iniciativa inclui, ainda, a elaboração de um relatório ESG que fará um diagnóstico completo do escopo de práticas ambientais, sociais e de governança do evento a fim de influenciar a tomada de decisão de processos de melhoria a serem implementados ou aperfeiçoados em edições futuras da feira.
SERVIÇO
O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo
Quando: 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)
Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)
Horário: 10h às 19h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fbv-feira-brasileira-do-varejo-2025/2071132?referrer=feirabrasileiradovarejo.com.br
Mais informações: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/