POR DENTRO DA FBV

Painel Estilo, Moda e Tendências discute conceitos da indústria fashion

Palestra teve participação de Camila Gaio e Claudia Matarazzo e mediação de Paula Visoná

A 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que aconteceu no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, recebeu na quinta-feira (30) a Youtuber de moda e comunicadora Camila Gaio e a jornalista e especialista em etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo no Painel Estilo, Moda e Tendências. Dividida em apresentação e debate, a palestra contou ainda com a mediação da doutora em Comunicação Social e mestre em Design Estratégico Paula Visoná.

Autora de 18 livros sobre comportamento, moda e inclusão social, Claudia Matarazzo também trabalhou como chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo e conquistou o Prêmio Abril de Jornalismo. Hoje é consultora de Comportamento na Rede Globo, em programas como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você e no É de Casa. Além disso, apresenta diariamente o programa Ligado no Matarazzo na Rádio Capital AM.

Já Camila Gaio trabalhou como assessora de imprensa da Burberry e da MAC e nas revistas Elle, Estilo, Manequim, Boa Forma e Cosmo. Formada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, fez pós-graduação em Fashion Editor pelo IED de Milão e hoje palestra sobre tendências de moda e produz conteúdo para o seu canal e as suas redes sociais.

Um dos principais assuntos da palestra, que foi abordado por Claudia, é a transformação do conceito de luxo. “Hoje, isso vai além de grife e marca, uma vez que também é necessário tratar os clientes com luxo nas lojas. O significado do termo abrange algo raro, que é singular, devido à produção seletiva e limitada das peças”, afirma a especialista.

Entre as principais transformações no mundo da moda no século XXI, Claudia destaca o e-commerce, que até 2020 será responsável por 30% das vendas online, o conceito de buy now, ou seja, a compra de peças de roupas logo após desfiles, e os jovens millennials que desejam se vestir diferente dos demais, mas sem perder a identidade social. “Outra mudança é o dinheiro, que está curto devido a uma forte crise. Dessa forma, hoje nós temos 38% menos consumo do que antes e os millennials consomem menos”, explica.

Camila foi a responsável por trazer aos participantes as grandes tendências do inverno e o que os consumidores devem esperar das novidades do verão. Ainda de acordo com ela, nos próximos anos, é esperado o crescimento de peças oversized e animal print e tons terrosos e pastéis. “O lojista deve estar atento no que está acontecendo e pensar como usar as tendências da moda para vender mais”, diz a Youtuber.

Para ela, é cada vez mais importante a experiência que o consumidor vive dentro de um empreendimento, porque isso reflete na sua fidelidade e no seu retorno ao local. “A questão é entender o público e como a informação deve servir o cliente. Por isso, é necessário explicar ao consumidor a utilidade de determinada peça de roupa ao invés de apenas empurrar o produto”, finaliza Camila.

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