POR DENTRO DA FBV

Cris Arcangeli reforça desafios do varejo com a chegada do digital

A Feira Brasileira do Varejo recebeu, na tarde desta quarta-feira (29), Cristiana Arcangeli, integrante do SharkTank Brasil e empresária em série. Apresentando pela primeira vez a palestra Empreendedorismo e Inovação, ela falou no Centro de Eventos da Fiergs sobre o conceito de antifrágil. “Empreendedor não precisa ser o dono do negócio, pode ser também um colaborador. É quem empreende naquilo que está fazendo no momento”, ressaltou Cris. Para ser “antifrágil”, a apresentadora destacou os principais pontos: inovação, credibilidade, coragem, competência, network e liderança.

“Não consigo pensar em outra forma de se diferenciar do outro, da concorrência, se você tiver algo igual ao do vizinho”, disse. Segundo ela, a inovação pressupõe fazer diferente do que já existe, garantindo, assim, o ganho de margem. “É preciso ter coragem para investir, encarar os desafios e problemas”, afirmou. Para Cristiana, as empresas devem banir as hierarquias, pois muitas vezes as ideias se perdem, devido ao distanciamento dos colaboradores em relação aos líderes. “Crescemos de maneira colaborativa. O mundo está se desenvolvendo e a forma de gestão também”, frisou.

Para a tubarão do SharkTank, ser “antifrágil” é ser resistente aos choques, mas se manter da mesma forma que antes. Segundo ela, os empreendedores precisam entender os pilares de suas empresas para construírem o que desejam. “Ser ‘antifrágil’ é modelar o que é certo, mas, mais ainda o que fez de errado para nunca mais fazer. Aprendemos muito mais com os erros do que acertos”, salientou.

“O mercado está mudando, estamos na beira da revolução industrial 4.0”, informou. Para se adaptar, as pessoas precisarão mudar o mindset, pois o mundo será cada vez mais digital. “O varejo já era um mercado difícil e agora tem o desafio do digital. É outra mentalidade, outra forma de pensar e de comprar”, apontou. Para enfrentar essa transformação, ela considera que é necessário explorar a tendência ao máximo, mas não só para sobreviver, como também sobressair. “Sou fã de inovação, não existe um negócio que tenha sucesso com margem se não for feito diferente do outro”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

Encerramento da 8ª FBV abordou cenário econômico do varejo

Promovida pelo Sindilojas Porto Alegre gratuitamente e de forma online, a 8ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), que teve como objetivo principal a capacitação de varejistas, realizou o último painel nesta segunda-feira (30), com o tema "Perspectivas do Varejo e da...

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER A NEWSLETTER

 

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório