POR DENTRO DA FBV

Confira entrevista exclusiva com Sheila Makeda

De origem pobre e vinda da periferia de São Paulo, Sheila Makeda viu no empreendedorismo uma oportunidade de transformar a sua realidade e a de milhares de mulheres com a promoção da aceitação do cabelo cacheado natural. Criadora da Makeda Cosméticos, ela é uma das palestrantes confirmadas para a 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, na Fiergs. Confira abaixo entrevista exclusiva para a Conexão Varejo, revista do Sindilojas Porto Alegre:


Como a Makeda Cosméticos busca contribuir para o empoderamento feminino?

Além de ter produtos que trazem saúde capilar, incentivamos o cabelo original e que a mulher se reconheça linda independentemente dos padrões da sociedade. Também entendo que eu acabo sendo uma referência de empreendedora negra, o que incentiva outras mulheres que vem da mesma realidade que a minha a empreender. Assim, a Makeda empodera de várias formas.


Para você, qual o papel das empresas nesse sentido?

O empoderamento feminino está em pauta durante toda essa última década, e as empresas têm que estar atentas sobre qual seu papel nesse cenário. Além de empoderar, tudo deve começar com ações para não diminuir as mulheres.


Como a marca conseguiu superar a crise econômica que freou o consumo nos últimos anos?

O mercado da beleza é um dos maiores do Brasil e o que menos sofreu com a crise. Além disso, apostamos na criatividade para não ter nosso desempenho impactado. 

Como você avalia a receptividade do mercado a negócios criados e comandados por mulheres atualmente?

Vejo uma ótima aceitação e que aos poucos as mulheres vêm ocupando o seu espaço. Por sermos mães, cuidarmos da casa e da família, tudo ao mesmo tempo, temos mais facilidade de lidar com conflitos. E isso nos traz vantagem no mundo dos negócios e estimula mais mulheres a empreenderem. Prova disso é que hoje vemos mais mulheres (15,4%) do que homens (12,6%) empreendendo, de acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016.

Quais os planos da Makeda para 2019?

Incluiremos uma nova forma de varejo que está sendo estruturada para iniciar a partir de março de 2019. Continuaremos com as vendas loja no Shopping Light e para salões de beleza. No segundo semestre do ano, teremos o primeiro quiosque Makeda, montado com materiais reciclados em um Shopping em São Paulo e iniciaremos a exportação.

Quais as expectativas a respeito da palestra que vai comandar na Feira Brasileira do Varejo?

Ser palestrante em um evento que reúne os principais nomes de referência nacional e internacional para o varejo é uma honra. A expectativa é grande de poder guiar o público em uma viagem dentro da minha história como empreendedora, os desafios de ser mulher, negra e ter vindo da periferia para hoje ter uma linha de cosméticos e uma loja num shopping no centro de São Paulo. Quero mostrar como não deixei que os desafios criassem bloqueios, contar das viradas de jogo de minha trajetória e como uso o poder da autorrealização e da manifestação para empreender.

VEJA TAMBÉM

Os negócios na era pós-digital: entrevista com Walter Longo

POR DENTRO DA FBV No currículo, Walter Longo é publicitário e administrador de empresas, mas no dia a dia é empreendedor digital que virou conferencista internacional. Paulistano, considerado um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do...

Pepper, o robô que lê emoções, é presença especial na FBV

POR DENTRO DA FBV O Pepper, robô humanoide da SoftBank, vem a Porto Alegre pela primeira vez, em maio, durante a 7ª Feira Brasileira do Varejo. Com suas habilidades de interação e engajamento de pessoas, irá recepcionar os visitantes da feira no Centro de...

Luciano Hang, da Havan, fará palestra de abertura da 7ª FBV

POR DENTRO DA FBV Proprietário de uma das maiores redes varejistas do País, a loja de departamentos Havan, o empresário Luciano Hang é o nome confirmado para abrir a 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo. Sob o comando de 120 unidades da marca, sendo 119...

ASSINE A NEWSLETTER

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório