POR DENTRO DA FBV

Co-founder e CEO da 4All aborda Transformação Digital na Prática no segundo dia de FBV

O segundo dia da 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que acontece no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, contou com a presença do co-founder e CEO da 4All, José Renato Hopf. Durante a palestra Transformação Digital na Prática, ele conversou sobre as mudanças no comportamento dos consumidores e como isso modificou o processo de compra.

De acordo com o palestrante, uma das principais transformações foi o aumento de compras no universo online, o que resultou na diminuição de vendas nas lojas físicas e, consequentemente, redução no estoque. Pensando nessa experiência, a maneira como os consumidores interagem com as marcas mudou. Entre os principais exemplos, destacam-se Amazon, Airbnb, Facebook, Netflix e Uber, que personalizam as experiências dos usuários, por meio do processo de análises aprofundadas em números e preferências individuais, também conhecido como data driven marketing.

“Hoje a grande possibilidade em fazer transformação digital na prática se encontra no varejo, uma vez que o setor é o principal meio de relação com os consumidores”, afirmou o palestrante. De acordo com Hopf, as empresas pequenas também podem empreender na área, uma vez que isso depende mais de atitude e mudança de perspectiva do que de tecnologias disponíveis.

Em relação às tendências do setor, Hopf falou sobre o surgimento de espaços phygital, ou seja, a convergência do mundo virtual e digital na realização de compras. Além disso, o varejo é cada vez mais visto como um meio de experiência em que o consumidor visita a loja para experimentar ou testar o produto e possivelmente comprar online.

Outro exemplo apresentado por Hopf é a receita de shoppings, que cresce cada vez mais em serviços, como gastronomia, cinema, academias e clínicas de saúde. Segundo o palestrante, os números estão aumentando, pois as pessoas estão buscando essas experiências com mais frequência. “No futuro, esses ambientes serão centros de experiências e conveniência especializados em compras”, afirma.

Ainda segundo Hopf, é necessário buscar o valor emocional que atrai e conecta um consumidor à determinada marca. “No fim, a experiência garante a sobrevivência de uma loja, pois é isso que o consumidor busca hoje”, finalizou.

 

VEJA TAMBÉM

“O sorriso é uma tecnologia simples”, diz Sheila Makeda

POR DENTRO DA FBV Empreendedora foi a última palestrante do evento, que é focado nas áreas de moda, tecnologia, serviços, franquias, marketing e gestão.A última apresentação da 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que ocorreu nos dias 28, 29 e 30...

ASSINE A NEWSLETTER

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório