POR DENTRO DA FBV

“Todos somos designers trabalhando pela experiência”, destaca César Paz na Feira Brasileira de Varejo

César Paz, empreendedor e professor, ressaltou a importância da economia da experiência para o crescimento das marcas durante sua palestra na 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, realizada na tarde de hoje (29), no Centro de Eventos da Fiergs.

Além de apresentar marcas que utilizam a experiência como mote para alavancar suas vendas, Paz comparou os valores de grandes marcas do mundo e como o ranking se alterou nos últimos cinco anos. “Algumas, como a Apple, se mantém, mas marcas como Facebook, Amazon e Disney ganham espaço pelo poder de experiência que oferecem ao cliente”, afirmou. Segundo estudos apresentados pelo empreendedor, a felicidade é resultado de experiências. “Quando você consegue colocar as suas experiências cotidianas no patamar das suas habilidades, maior será a experiência de fluxo.”

Essa é apenas uma das razões que o entendimento pelas marcas da experiência de fluxo se faz importante. A criação de experiências e a sua jornada também se mostram essenciais. “É preciso entender a jornada de experiência que inicia já na busca do cliente pelo produto/serviço”, explica Paz. Segundo ele, “não adianta trabalhar só quando a experiência for boa. É preciso focar o trabalho na jornada ruim para que ela possa alcançar o nível máximo de satisfação”, ressaltou.

O professor ainda revelou que a construção de marca passa por três grupos para se criar uma boa jornada de experiência: Ux (User Experience), Cx (Costumer Experience) e Bx (Branding Experience). “Uma coisa é construir um Ux de sucesso, o outro, é o que está fora, a prática”, afirmou Paz. Quando o Ux e o Cx são bons, se tem uma construção de marca efetiva. “Quando se chega a esse patamar, chegamos no Bx, que alcança todos os pontos de contato com o cliente”, explicou Paz.

Para finalizar, César Paz ressaltou que é preciso ouvir e testar o tempo todo a relação de experiência do cliente. “Para isso, é preciso ter a humildade da empatia profunda, entender a cultura e se colocar no lugar do outro. Empatia é olhar o que é preciso mudar. Todos somos designers trabalhando pela experiência”, disse o empreendedor.

 

VEJA TAMBÉM

“O sorriso é uma tecnologia simples”, diz Sheila Makeda

POR DENTRO DA FBV Empreendedora foi a última palestrante do evento, que é focado nas áreas de moda, tecnologia, serviços, franquias, marketing e gestão.A última apresentação da 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que ocorreu nos dias 28, 29 e 30...

ASSINE A NEWSLETTER

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório