POR DENTRO DA FBV

“O varejo é a grande área de transformação da humanidade”, aponta Ênio Garbin, da IBM Brasil, durante a FBV

Ênio Garbin, líder de soluções de indústria e varejo da IBM Brasil, esteve à frente da palestra “Inteligência Artificial na Transformação Digital do Varejo: Uma jornada através de estudos de caso” na segunda tarde de programação da 7ª Feira Brasileira do Varejo, no Centro de Evento da Fiergs, em Porto Alegre. O gaúcho, radicado em São Paulo, definiu o varejo como a grande área de transformação da humanidade: “o setor reflete as transformações da própria sociedade”, disse.

Segundo Garbin, o varejo contemporâneo está caracterizado na experiência e no engajamento, que estão ligados intimamente com a transformação digital e o uso de recursos de Inteligência Artificial. “O consumidor quer ver o serviço do digital na loja física”, afirmou o palestrante. Garbin explicou que o engajamento do consumidor depende de uma estratégia de operações otimizada. “O consumidor quer escolher como, onde e quando será a entrega do produto”.

O líder de soluções da IBM Brasil identifica o imperativo comum entre vendas no ambiente digital e na loja física: o foco centrado na experiência do cliente. “O novo modelo de consumidor é aquele que paga mais por uma experiência personalizada”, destacou. A Inteligência Artificial traduz essa realidade por meio da “capacidade de processar vasta quantidade e variedade de dados”. “A tecnologia IA rompe barreiras, pois oferece um alto nível de satisfação em qualquer lugar e horário por um valor ínfimo”, complementou.

Garbin destacou que a IA trabalha na base do engajamento: a conversação. Para exemplificar esse conceito, apresentou diversos cases do setor varejista, entre os quais a BIA – Inteligência Artifical do Bradesco. “A BIA desafogou os canais de atendimento do Bradesco eliminando 90% das ligações referentes a assuntos gerais”, afirmou. O palestrante encerrou sua fala apontando o próximo desafio da tecnologia a favor do varejo: “a imagem é a grande barreira que a gente tem pra ultrapassar”. E concluiu: “O reconhecimento visual permite o mapeamento de demografia, de necessidade de reposição de produtos e de personalização de atendimento”.

VEJA TAMBÉM

“O sorriso é uma tecnologia simples”, diz Sheila Makeda

POR DENTRO DA FBV Empreendedora foi a última palestrante do evento, que é focado nas áreas de moda, tecnologia, serviços, franquias, marketing e gestão.A última apresentação da 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que ocorreu nos dias 28, 29 e 30...

ASSINE A NEWSLETTER

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório