POR DENTRO DA FBV

“Tempo é algo mais valioso que dinheiro: é vida”, afirma Fred Alecrim na abertura de sua palestra na FBV 2019

A última apresentação do segundo dia da 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV) foi realizada pelo empreendedor, escritor e administrador Fred Alecrim, que também é co-fundador da empresa CREDERE, startup que ajuda concessionárias a vender carros e motos mais facilmente. Ele também atuou como executivo de marketing em rede de perfumaria, consultor do Sebrae e facilitador do Empretec.

Alecrim abriu sua palestra afirmando que “tempo é algo mais valioso que dinheiro: é vida”. Segundo ele, é possível mudar o modelo padrão de fazer negócios com foco na experiência que o consumidor tem ao entrar na sua loja ou empreendimento. “Dessa forma, a tendência é que alcancemos a meta, uma vez que estamos nos esforçando e ajudando determinado cliente”, falou.

Uma das principais abordagens da conversa foram as qualidades e as ações de um bom gestor. De acordo com Alecrim, para exercer uma liderança positiva, é necessário dar atenção aos colaboradores de uma empresa e ter presença, consciência para executar o que é melhor para todos, conexão com os membros de uma equipe e movimento, uma vez que este possibilita a continuação e o avanço do fluxo de atividade de uma companhia.

Para o palestrante, um momento que marcou a sua trajetória e inspirou os seus trabalhos foi quando a sua esposa teve câncer de mama e ele precisou estudar mais sobre o assunto para ajudá-la. Durante o período em que cuidava da mulher, Alecrim começou a fazer paralelos entre o que as pessoas comem e com quem convivem. Concluiu, então, que as pessoas tóxicas costumam enxergar problemas onde não existem, influenciando, assim, negativamente o ambiente organizacional.

“Essas ações podem vir até mesmo de líderes, que também podem ser tóxicos. As principais características são comunicação violenta, ou seja, a comparação com o trabalho de outros, microgerenciamento – que é quando o gestor dá pouca autonomia aos membros da equipe, além de egocentrismo e produtividade. Isso leva as pessoas a trabalharem em um ambiente sem sentido, que não geram bem-estar”, garantiu.

Segundo o empreendedor, escritor e administrador, pensando nisso, é necessário bater as metas sem abater as pessoas, levando em consideração os seus esforços, erros e tentativas para encontrar soluções criativas. “O grande papel do líder hoje é ajudar a sua equipe a encontrar significado e trabalhar em conjunto com você”, finalizou Alecrim.

 

VEJA TAMBÉM

Encerramento da 8ª FBV abordou cenário econômico do varejo

Promovida pelo Sindilojas Porto Alegre gratuitamente e de forma online, a 8ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), que teve como objetivo principal a capacitação de varejistas, realizou o último painel nesta segunda-feira (30), com o tema "Perspectivas do Varejo e da...

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER A NEWSLETTER

 

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso. Espere as novidades sobre a 7ª Edição da Feira Brasileira do Varejo.
Captcha obrigatório