A 9ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, encerrou nesta quinta-feira, dia 26 de maio, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, com números que superaram as expectativas: mais de R$ 10,1 milhões em negócios gerados, recorde do evento. O resultado é 12% maior do que a última edição presencial, ocorrida em 2019. A média de negócios gerados por expositor também deu um salto: aumentou 306%.

Para Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, os sólidos resultados alcançados são fundamentais para impulsionar a realização da próxima edição da feira. “O impacto da FBV no setor varejista é amplo: capacitamos os empresários e profissionais com conteúdo relevante e os atualizamos com as principais tendências; oferecemos uma excelente e estratégica oportunidade de estabelecer novas conexões; e também oportunizamos o cenário ideal para efetivação de negócios”, ressaltou.

Os mais de 6,3 mil visitantes conferiram as principais novidades apresentadas pelos 67 expositores. De acordo com Piva, o objetivo é inovar para que as conquistas sejam ainda maiores na próxima edição. “A cada ano, a Feira se consolida como um dos principais movimentos do varejo nacional. A próxima edição será a décima FBV, com isso, aumentaremos os esforços para que seja uma iniciativa especial e ainda mais marcante”, ponderou.

A pesquisa de satisfação realizada durante o evento mostrou que 97% das pessoas que estiveram na FBV consideram o evento importante para o desenvolvimento do setor e 99% afirmaram que retornarão na próxima edição.

Congresso Brasileiro do Varejo

Com fortes nomes do empreendedorismo e varejo, o Congresso Brasileiro do Varejo teve mais de 15 horas de debate e compartilhamento de conhecimento. A nona edição do congresso contou com  referências do mercado varejista das áreas de Moda; Franquias, Serviços e Conveniências; Marketing, Gestão e Relacionamento; e Tecnologia e Inovação. Entre os palestrantes estiveram presentes: Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes; Luciano Potter e Marcella Lorenzon; jornalistas e podcasters; Cauê Oliveira, Diretor de Educação do GPTW; Ricardo Cappra, cientista de dados e chefe do Cappra Institute for Data Science; Bill Moraes, vice-presidente da FranklinCovey Brasil, empresa líder mundial em aprimoramento de performance; Ricardo Doebeli, sócio da consultoria americana Mckinsey & Company, que possui vasta experiência em transformações e reestruturações corporativas; Dado Schneider, professor e doutor em Comunicação; Dudu Carvalho, CEO do Transformando Likes em Vendas; Elifas de Vargas, criador de conteúdo, mentor e sócio fundador da Kreativ;  Alfredo Soares, sócio da VTEX, maior plataforma de e-commerce da América Latina, e Presidente Institucional da Loja Integrada; Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls; entre outros.

Além do Congresso Brasileiro do Varejo, a FBV ainda apresentou tendências e o que há de novo no mercado do Brasil e do mundo por meio de iniciativas como o FBV Moda, Trend Store, Varejo Now, Varejo Experience, FBV Talks e o espaço do Co.nectar Hub, atrações que reuniram varejistas, profissionais do setor, startups, investidores e estudantes no mesmo evento, pelo mesmo intuito: fazer o varejo crescer.