O poder da tecnologia

Durante a FBV 2017 uma das atrações foi uma edição especial do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, com a participação de Diogo de Souza, representante da Endeavor Brasil. No evento ele falou sobre como a inovação transforma a sociedade e a cobertura completa da palestra foi realizada pela revista Conexão Varejo de agosto. Confira abaixo:

A velocidade de transformação do mercado impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico foi o tema do Café com Lojistas que aconteceu durante a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo. O palestrante Diogo de Souza, gestor de contas da Endeavor Brasil, falou no dia 13 de julho para empresários sobre o tema “As empresas que vão transformar o Brasil: como a tecnologia e novos modelos de negócio vão impactar meu segmento?”.

Mundo mutante

Segundo Diogo, o mundo está em transformação e atualmente vivemos a onda da conectividade, que transforma os relacionamentos e imprime uma alta velocidade a tudo. “Muitas pessoas são nativas digitais a ponto de nem reconhecerem algumas coisas como tecnologias, porque sempre estiveram ali, como o smartphone”, afirmou.

Atualmente, disse, algumas das maiores empresas do mundo são de tecnologia, que se utilizam dessa vantagem da conectividade para crescer, como o Uber e o Airbnb, que não têm nenhum carro ou quarto e seguem em plena operação. “A conectividade transformou o que entendemos sobre valor, mas infelizmente ainda temos empresas do século 19, trabalhadores do século 20 e clientes do século 21”, reforçou.

Uma prova do poder da conectividade é que enquanto o telefone levou 75 anos para chegar a 50 milhões de pessoas, o Instagram demorou apenas dois e o jogo Angry Birds levou 35 dias para atingir o mesmo volume de pessoas. Para Diogo, olhar para fora do negócio é importante porque as inovações podem resolver desafios internos de forma fácil e eficiente, como nas startups, que lançam um novo produto no mesmo tempo em que as grandes empresas demoram para marcar uma reunião.

Confira a cobertura completa da FBV 2017 na Conexão Varejo de agosto.

Voltar