Eduardo Tevah fala a varejistas na 6ª edição da FBV: cuidado para não ser exterminado pelo futuro

O empresário e palestrante Eduardo Tevah encerrou a tarde de palestras do último dia da 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, com muitos questionamentos a uma plateia atenta. “O consumidor está cada vez mais bem informado e exigente. E a sua equipe, está preparada para atendê-lo?”, provocou. De acordo com Tevah, há um gap crescente entre o conhecimento do cliente e o do vendedor. O varejo, acredita, cada vez mais terá que oferecer experiências únicas, momentos agradáveis e aumentar o nível de satisfação de quem frequenta a loja, ou perderá vendas para o e-commerce.

Compartilhou com o público o que ele acredita serem os três principais fatores de decisão de compra: reputação de marca, atendimento e preço, nesta ordem. “Mas, cuidado! Em geral, quem vende sempre pelo menor preço quebra”, alertou, reforçando que muitos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência melhor. E disse que é hora de acabar com a briga entre o on e o off, pois a tecnologia não alcança a todos na mesma velocidade. Nem todo mundo consome pela internet, por isso a qualidade do atendimento ainda é tão importante.

A grande pergunta do mundo dos negócios daqui para a frente, que vai definir o futuro estratégico das empresas do varejo é, segundo Tevah: quem eu vou ter na minha empresa, atendentes ou vendedores? Atendente é aquele que dá informação quando solicitado, e vendedor é quem está preparado para orientar ativamente e se envolver com o cliente em todo o processo de compra. Além dessa questão fundamental, compartilhou seu mantra com o público: “cuidado para não ficar olhando para o futuro e esquecer do presente”.

“Como não ser exterminado pelo futuro, entendendo cada vez melhor o que tenho que fazer hoje?”, questionou. E reiterou a importância das equipes, que foi ponto fundamental de toda a sua palestra. “Em um mundo tão louco, com tanta transformação, ainda existe espaço para equipes de vendas tradicionais, com uniforme e crachá?”, cutucou, convidando a plateia a uma reflexão entre o passado que ainda não foi embora e o futuro que ainda não chegou.

Eduardo Tevah – empresário e diretor-presidente da D&E

Eduardo Tevah é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em gestão de pessoas. O empresário é diretor-presidente da D&E Consultores, que realiza palestras e presta consultoria para empresas como Gerdau, Tramontina, Souza Cruz, Visa, Unimed, Banco do Brasil, entre outras. É atualmente um dos mais requisitados conferencistas do Brasil nas áreas de vendas, gestão de pessoas, gestão da qualidade e recursos humanos. Autor de cinco livros com mais de 300 mil exemplares vendidos.

Voltar