Clubes de assinatura: uma nova oportunidade de empreender

Os clubes de assinatura surgiram a partir da ideia de montar caixas com produtos diversos e vendê-las para pessoas que se associam a um clube e recebem mensalmente esses produtos em suas casas. A vantagem de empreender nesses clubes é que o empreendedor não paga para produzir esses produtos, ele faz parcerias com as marcas e quem paga é somente o consumidor. Isso é um benefício para o empreendedor e para as marcas, porque é a certeza de que o cliente vai receber um produto que realmente despertou seu interesse, pois ele se fidelizou a um clube para recebê-lo.

Para você entender melhor, separamos três cases de sucesso que foram apresentados durante a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo:

Petitebox

Criada há 4 anos, Felipe Wassermen, CEO da Petitebox, informou que a missão do clube é ser a maior empresa especializada em produtos e serviços para gestantes e lactantes. As caixas são compostas por 4 a 7 produtos para futuras mamães e seus bebês até 2 anos, em três opções de planos: caixa com produtos para gestantes e bebês, caixa com produtos para gestantes e bebês + livros infantis e caixa com uma seleção de livros infantis. Suas caixas são comercializadas para todo o Brasil e a empresa conta com somente 9 funcionários.

Clube do Zero

Adriane Laste, sócia do Clube do Zero, apresentou este case sobre o primeiro clube de assinaturas do Brasil especializado em atender quem segue dietas especiais ou quer se alimentar melhor. As caixas que o Clube do Zero envia aos seus assinantes podem conter produtos zero açúcar, zero glúten, zero lactose ou um mix de produtos, dependendo da caixa escolhida. Possui dois formatos de caixa: tradicional (contendo de 8 a 12 produtos) e premium (até 18 produtos). A entrega é realizada para todo o Brasil.

TAG Livros

Tomas Susin, sócio-fundador da TAG Livros, apresentou este clube de assinatura de livros que proporciona uma nova experiência para quem é apaixonado por livros, enviando mensalmente um kit literário para a casa dos seus associados. Todos os meses eles entrevistam um escritor ou um pensador de renome no cenário literário e pedem que eles indiquem uma obra. A partir dessa indicação, eles solicitam que a editora faça uma edição com uma capa diferenciada que só os associados do clube receberão, uma edição de luxo.

A caixa enviada contém, além do livro do mês, uma revista falando sobre o livro, com curiosidades, um marcador de páginas personalizado e um item exclusivo relacionado à literatura ou à obra em questão. Em julho de 2017, enviaram aos assinantes o primeiro livro com conteúdo próprio, onde 10 escritores escreveram, cada um, um conto para compor a obra. Possuem um e-commerce só para assinantes com vendas de produtos como camisetas, ecobags e canecas.

 

Quer ler mais sobre empreendedorismo? Então baixe gratuitamente o e-book Empreendedores, que foi produzido a partir das palestras apresentadas na Feira Brasileira do Varejo. Clique aqui e confira o material completo

Voltar